Por que você deveria procurar uma Psicóloga?
Frequentar sessões de terapia não é apenas para quem está passando por um momento de maior turbulência, alguém que já chegou ao limite, ou o portador de uma doença. A terapia é para todos.
Em terapia, a psicóloga oferece apoio, acolhimento e conforto. Muitas vezes a principal ferramenta é o “ouvir”. Ouvir para entender os movimentos do cliente e compreender o que ali está presente, mas não claramente manifesto.
Desta maneira, dizemos que a psicóloga une-se ao cliente para construir uma rede de sentidos que o permita superar uma situação. Dentre os benefícios gerados por este acompanhamento, estão a melhora da qualidade de vida, do bem-estar social e da saúde mental e emocional.
O cliente passa a se conhecer melhor e a perceber de maneira clara e específica, determinadas situações, bem como seus erros e acertos, gerando uma boa capacidade de enfrentamento e resolução.
Cuidar da saúde mental e emocional é um bem necessário. Da mesma maneira que nosso corpo necessita de checkup geral e auxilio médico, nossa mente também precisa. O cérebro é o responsável por nos fazer andar, falar, por aprender tudo o que aprendemos até hoje em escola, faculdade e emprego, por nossa memória, atenção, por nosso estado emocional, nossa tomada de decisões, dentre muitas outras funções. Portanto, cuidar do nosso cérebro, mais conhecido como nossa “mente”, é essencial para nos manter bem, em todas as situações de nossa vida.
Como funciona uma sessão com a nossa psicóloga?
Na Psicologia Clínica as sessões de atendimento duram em média 50 minutos, e geralmente os acompanhamentos são semanais.
Essas sessões de acompanhamento são chamadas de Terapia, ou Psicoterapia, e não são indicadas apenas para quem sente a necessidade, alguém que já chegou ao limite, ou o portador de uma doença, é para todos, uma vez que contribui para a melhora da saúde mental e emocional. As sessões com os adultos são realizadas através da fala, já as infantis são feitas por métodos lúdicos (brinquedos, desenhos, produções de artes, leitura, criação de histórias).
As aplicações de testes psicológicos nas sessões, tanto infantil quanto adulto, se fazem necessário quando o paciente vem encaminhado por um médico ou outro profissional da área da saúde ou pedagógica, com uma queixa específica que envolva uma função cognitiva, executiva, motora, linguagem e aspectos emocionais e comportamentais, ou quando, através das análises em sessão, o psicólogo julgar necessário, para a investigação ou complementação de um possível quadro diagnóstico.
Conheça nossa Psicóloga:
Flávia Bueno Patricio é formada e licenciada em Psicologia pela Universidade Paulista de São Paulo há quase 15 anos, especialista em Recursos Humanos e Gestão Organizacional pela Universidade Federal de São Carlos e Pós-graduada em Neuropsicologia pela Faculdade de Ciência Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Trabalhou com atendimento de Plantão Psicológico a vítimas na Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher, sendo responsável por introduzir, em 2005, este serviço na DPDDM da cidade de Limeira – SP. Atuou também na área de consultoria empresarial e foi Gerente de Recursos Humanos por 9 anos. Hoje está voltada principalmente para a área clínica, com atendimento infantil e adulto.
Veja o perfil completo clicando aqui.