Porque você deve se consultar com uma Terapeuta Ocupacional?
Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre Terapia Ocupacional mas certamente não deve saber toda a abrangência e importância dessa profissão no auxílio aos diversos tipos de tratamento.
Como o próprio nome já diz, a terapia ocupacional é fundamentada no estudo e uso das ocupações humanas para promover a autonomia dos indivíduos em suas diversas fases da vida e em diferentes condições físicas, sensoriais, intelectuais, emocionais e sociais.
Qualquer pessoa que queira ou necessite organizar seu cotidiano, a partir de um estudo e
aplicação das atividades necessárias ao contexto de sua vida, deve procurar um terapeuta ocupacional, mas sua área de abrangência não pára por aqui, incluindo:
– Bebês e crianças que não brincam, que apresentam atraso no desenvolvimento ou nas atividades escolares;
– Famílias que precisam de ajuda para compreender e lidar com a pessoa que apresenta alguma disfunção;
– Pessoas que sofreram danos no cérebro ou em outra parte do corpo que precisam aprender ou reaprender a realizar as atividades cotidianas, profissionais e acadêmicas de forma mais autônoma possível;
– Adultos que queiram reorganizar a sua vida a partir de um planejamento e prática de ações que promovam seu bem estar físico, psíquico e social;
– Idosos que necessitam de atividades para uma melhor continuidade e qualidade de vida, tanto do ponto de vista ambiental como físico e cognitivo;
– Grupos em riscos de exclusão social por diversos fatores: condições sócioeconômicas, desestruturação do núcleo familiar, alterações psíquicas, intelectuais e/ou sensório-motoras, dependência químicas, entre outros.
Como funciona uma sessão com a nossa terapeuta ocupacional?
As sessões com nossa terapeuta ocupacional são individuais. A duração e periodicidade do tratamento variam de acordo com a patologia e tempo de lesão do paciente, podendo variar de 40 minutos até 1 hora cada sessão.
Em alguns casos mais específicos, como pacientes com problemas ortopédicos, lesões neurológicas e neuromusculares recentes, faz-se necessário o atendimento diário. Já problemas relacionados à casos reumatológicos, disfunções no sistema sensorial, reabilitação cognitiva, os atendimentos podem ser mais espaçados com prazo de 1 semana entre as sessões.
Vale lembrar que não é uma regra específica! Todos os casos são avaliados individualmente e a demanda de atendimento só é determinada para o paciente após uma avaliação.
Conheça nossa Terapeuta Ocupacional:
A Terapeuta Ocupacional Caroline Vicentini Soares (Crefito 3: 7048-TO) é formada pela PUC - Campinas e possui inúmeras especializações ao longo dos seus 15 anos de profissão.
Reconhecida por seu atendimento individualizado, Caroline atua com excelência nas áreas de Terapia Ocupacional, Terapia da Mão e Integração Sensorial sempre comprometida com a melhoria da qualidade de vida dos seus pacientes.
Caroline é especialista em Reabilitação dos Membros Superiores e Terapia da Mão pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) onde também se especializou em Reabilitação de Queimaduras.
Para visualizar o currículo completo da nossa terapeuta clique aqui.